Regras e Regulamentos do 2º Torneio de 5 x 5 Paintball

Regras e Regulamentos do 2º Torneio de 5 x 5 Paintball



Regras e Regulamentos do 2º Torneio 
de 5 x 5 Paintball
Equipes- EGP, Colinas e GFC

1.1 Formato do Torneio
2.1 -Equipes de 5 jogadores
2.2 -Jogos de 15 minutos em speedenário;
2.3 -As equipas vão jogas um mínimo de 2 jogos e um máximo 5  jogos;  
2.4 -Apenas poderão participar os jogadores que estejam inscritos na ficha de inscrição da equipa
2.5- limite de bolas, um load (200) mais um pod de 130 bolas
2. 6–cada jogador só poderá representar uma equipe
2.7- caso alguém jogador falte poderá se substituído por outro, que não esteja inscrito em outra equipe.
3 – Tipo de jogo
 3.1 - Jogo de captura da bandeira e colocação na própria base dentro do tempo limite;
3.2 -Jogo de eliminação total do adversário dentro do tempo limite;

4- Inscrições para o Torneio
4.1 -A inscrição só é válida com o pagamento efectuado. O valor de inscrição não é passível de retorno
4.2 -As inscrições para o Torneio terão um valor pré-definido por jogador e/ou por equipa;
4.3 - Todos os jogadores terão de preencher uma ficha de inscrição, individual e de equipa, e proceder aos respectivos pagamentos da inscrição;
4.4 -Os valores indicados incluem todo o equipamento necessário à prática da modalidade: - 300 Bolas por jogador (1º jogo), - Marcador semi-automático, -, - Máscara de Protecção, - cilindro de ar comprimido, - O colete protector para Paintball, cilindro reserva é um item de custo extra providênciado pela Organização.
4.4.1- Protecções diversas, desde que a sua utilização com o restante equipamento não ultrapasse as 3 camadas de roupa e esteja de acordo com as respectivas regras.
5 - A Arbitragem
 5.1 -A arbitragem estará a cargo da organização;
 5.2 -O corpo de arbitragens deverá zelar pela justa aplicação das regras, sendo que deve: 5.2.1-Aplicar penalidades no âmbito das regras e regulamentos;
5.2.2-Atender às reclamações de jogadores ou equipas. Para tal, o procedimento deverá ser o seguinte:
5.2.2.1 -Apenas o capitão de equipa poderá efectuar qualquer tipo de reclamação, devendo para tal falar com o Arbitro-Chefe, que tomará as diligências necessárias para os respectivos esclarecimentos;
5.2.3-Avaliar e aplicar sanções disciplinares a jogadores ou equipas que cometam infracções às regras ou regulamentos cuja gravidade ultrapassa o âmbito das penalidades previstas nas mesmas.
6 – Regras
6.1 -É da responsabilidade exclusiva de cada Capitão de equipa averiguar préviamente se todos os jogadores que inscreve estão autorizados a, bem como fornecer os dados completos e correctos dos jogadores que inscreve;
6.2 -Nenhum jogador pode estar inscrito ou jogar em mais do que uma equipa. Sob pena da segunda equipa onde se encontra inscrito ser desclassificada do Torneio e o jogador suspenso do mesmo (sem retorno monetário); 6.3 -Em caso de omissão de dados ou de tentativas de burla premeditadas, o responsável pela ficha de inscrição (Capitão de equipa) e os jogadores em causa poderão ser excluídos do Torneio.
7 - Pontuações
7.1.1 -Bandeira na base equivale a 3 pontos e final do jogo;
7.1.2 -Bandeira em trânsito em posse de uma equipa:
7.1.2.1 - Se o jogador na posse da bandeira for eliminado, coloca a mesma no solo imediatamente junto de onde foi eliminado (a sua equipe não ganha pontos).
7.1.2.2 - Se um jogador estiver na posse da bandeira aquando do "terminus" do tempo de jogo, ganha 1 ponto, mesmo que a sua equipa esteja em inferioridade numérica.
7.1.3 - Equipa em superioridade numérica no final do tempo regulamentar, é considerada vencedora e ganha 2 pontos. Se estiver em superioridade numerica e com a bandeira são 3 pontos.
7.1.4 -Declara-se empate quando não existe bandeira em trânsito e igualdade numérica, equivale a 1 ponto para ambas equipas;
7.1.5 -Derrota equivale a 0 pontos.

8 - Roupas
8.1 -Cada jogador apenas pode trajar: - Uma mascara ( Obrigatorio), colete protector (cedido em kit ou próprio) uma camisa da equipa ,- Um par de calças e roupa interior (aconselhado).
9-O Jogo
 9.1 -Jogador ACTIVO é o jogador que estiver em jogo sem nenhuma marca, sem a mão na cabeça indicando a sua eliminação e/ou sem o tapa-canos colocado no marcador;
9.2 -O jogador INACTIVO é todo o jogador que esteja eliminado de jogo devido a um impacto que deixe marca, que se declare colocando a mão sobre a cabeça e/ ou que ponha o tapa-canos , que saía dos limites do campo de jogo, ou por penalização sobre a equipa;
9.3 – Os jogadores INACTIVOS deverão assinalar de imediato tal situação, colocando a mão sobre a cabeça;
9.4 -Jogadores que não sinalizem o seu estado correm a pena de serem considerados ACTIVOS pelos adversários ou de estarem a realizar "playing on", pelos árbitros;
9.5 -É permitida a troca de equipamento entre jogadores activos, desde que seja entregue em mão e no decorrer do tempo de jogo;
9.6 -O jogador deve estar na posse de todo o equipamento que vai utilizar durante o jogo na altura em que é dado o sinal de início do jogo;
9.7 -É da exclusiva responsabilidade do jogador se apresentar em campo sem manchas de jogos anteriores.

10 - Marcadores
10.1 -Os jogadores apenas podem utilizar 1 marcadores de paintball de calibre 68, ou .43, próprio ou alugado.
11 - Equipamento Proibido
 11.1 -Equipamento proibido em campo inclui qualquer ferramenta mecânica ou eléctrica;
11.2 -Equipamento de escuta ou comunicação, como os rádios, e material pirotécnico, como granadas de tinta, granadas de fumo NÃO poderão ser utilizadas. O não cumprimento de qualquer uma destas regras implica a expulsão do Torneio.
11.3 – marcadores extras.
12 - Folha de Pontuações
 12.1 -A folha de pontuações será preenchida pelo Árbitro chefe, e em seguida mostrada a ambos os 4 / 8 Capitães de equipa;
 12.2 -Quando ambos os Capitães concordarem com resultado final do jogo, a folha de pontuações deve ser assinada pelo Arbitro-Chefe, não podendo voltar a ser alterada;
12.3 -É da responsabilidade de cada Capitão de equipa verificar a exactidão dos resultados escritos na folha de pontuações;
12.4 -Se um Capitão de equipa se recusar a aceitar que a folha seja assinada, um membro da Organização deverá ser chamado para resolver a situação juntamente com os árbitros envolvidos e os Capitães das equipas envolvidas no jogo. Se depois disso o Capitão continuar a recusar-se a assinar a folha, o membro da Organização deverá assinar a folha de pontuação validando-a, de acordo com o que a Organização achar justo. Dentro do possível todo o tipo de discussões ou esclarecimentos deverão ser tidas fora do terreno de jogo, evitando-se assim os atrasos no calendário do Torneio;
14 - Antes do Jogo
 14.1 -As bases de partida serão atribuídas, junto dos respectivos Capitães, através de sorteio (moeda ao ar) no exterior do campo de jogo;
14.2 -As equipas dever-se-ão dirigir para as suas bases de partida;
14.3 -Os jogadores são os únicos responsáveis pela remoção e limpeza de manchas de jogos anteriores;
14.4 -Os jogadores não estão autorizados a terem ferramentas, equipamento proibido ou a trocarem de marcador depois de terem entrado em campo. O não cumprimento desta regra implicará a eliminação imediata do jogador.
15 - Início do Jogo
15.1 -Cada jogo terá início da seguinte forma:
15.1.1 -Chamar a atenção de todos os intervenientes, e seguidamente avisar que faltam 10 segundos para o jogo começar de modo audível, exemplo: “Equipas, tomem atenção, retirem o tapa-canos. Três, dois, um" , o árbitro irá assinalar o início de jogo de modo visual, baixando os braços, e audível gritando –“Jogo”.
Procedimento do Eliminado
17.1 -Jogadores eliminados devem colocar a mão sobre a cabeça (9.2) e sair do campo o mais rapidamente possivel pela linha mais próxima ou por onde os árbitros o indicarem, na posse de todo o material com que se encontravam na altura em que foram eliminados. Assim que chegarem à zona de
17.2 -Aos jogadores que deliberadamente escolham percursos de saída de campo demasiado longos ou se recusem a sair de campo, será aplicada a regra de “playing on” (1 por 1).
17.3- Jogador eliminado/ retirado não deve, em caso algum, comunicar de que forma seja com jogadores activos e com o público;
18 - Penalidades no decorrer do jogo
18.1 -Jogadores atingidos em locais óbvios devem assinalar de imediato a sua eliminação, colocando a mão sobre a cabeça (9.2). Quebra a esta regra equivale à penalização de 1 ponto
18.2 -Um jogador é considerado eliminado quando atingido directamente por uma bola que tenha sido disparada por um marcador de um jogador activo, em qualquer parte do seu corpo ou material que transporta, e a bola quebra deixando uma mancha;
18.3 -Se um árbitro não vir o impacto, mas o jogador estiver marcado por tinta razoavelmente fresca o jogador será considerado eliminado;
18.4 -Se dois adversários se marcarem simultaneamente ou se os árbitros não conseguirem determinar qual dos jogadores foi marcado primeiro, ambos os jogadores serão considerados eliminados;
18.5 -Em caso de dúvida sobre uma marca, a dúvida funcionará sempre contra o jogador;
18.6 -Um árbitro pode considerar que existiu um disparar excessivo com propósitos deliberados de agressão física, a partir do momento em que o mesmo jogador marque abusivamente outro jogador que esteja dado como eliminado e sinalizado tanto por um árbitro como pelo próprio jogador. A penalização para este acto é a eliminação do jogador e a aplicação de 1 pontos a menos;
18.7 -Jogadores atingidos devem parar de imediato de disparar e se verificarem ou pedirem um checkpaint em caso de um tiro que tenha deixado uma marca não facilmente visível e verificável por eles próprios, qualquer movimento de jogo como disparar ou comunicar, serão considerados como estando a jogar depois de eliminados,
18.8 – todo jogador deve ser inspecionado depois do termino do jogo, caso constate alguma marcação, sua equipe perde 2 pontos
19 - Final de Jogo
19.1 o jogo termina quando a bandeira é colocada na própria base por um jogador considerado limpo ou findo o tempo depois do seu início;
 19.1.1 -Depois de colocar a bandeira, o tempo será parado, o jogador deve ser examinado por um árbitro, 6 / 8 devendo os restantes jogadores activos e neutros manter a sua posição, e só depois de este o considerar limpo os árbitros assinalarão o final do jogo;
19.1.2 - Caso se comprove de que o jogador estava marcado, a bandeira será devolvida ao ponto inicial e recomeça o jogo, com os jogadores nas posições que se encontravam aquando da paragem.
19.2 -Considera-se tambem o jogo terminado quando uma equipa elimina a outra na totalidade ou findo o tempo previsto;
19.3 -O jogo só estará oficialmente terminado quando o Árbitro-chefe o assinalar com 3 apitos seguidos;
19.4 -Todos os jogadores activos devem ser inspeccionados no final do jogo;

21 – Eliminação de Jogadores
21.1 – Serão eliminados os jogadores que: -Apresentem marcas de tinta; -Passem ou saiam linha de jogo ou no solo para desta ou que alterem os limites do campo;
-Jogadores com ferramentas em campo; -Jogadores que levantem ou não utilizem a máscara, -Jogadores que levantem a máscara mesmo que já eliminado durante o decorrer do jogo, será atribuída uma penalização à equipa e efectuada uma advertência, à segunda advertência o jogador será excluído do jogo em causa; -Operar botões do marcador, ou altera-lo durante o jogo, sem permissão de um árbitro; -Deliberadamente movimentar obstáculos durante o jogo, de forma a ostensivamente criar linhas de tiro previamente inexistentes, ou forçar a sua passagem pelo meio de obstáculos compostos ou acoplados; -Intervenções no decurso de um jogo por parte de um espectador reconhecidamente simpatizante ou jogador dessa equipa.


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